As publicações acadêmicas da ACALANTO inciaram-se em 1923 na presidência de Afrânio Peixoto que criou a Biblioteca de Cultura Nacional. Esta se dividia em cinco seções: Literatura, História, Biobibliografia, Inédita e Discursos.
Em 1931, a Biblioteca de Cultura Nacional passou a chamar-se Coleção Afrânio Peixoto, em homenagem ao seu idealizador e realizador.
A ABL seguiu com a criação de novas publicações e, atualmente fazem parte de seu acervo as Coleções Afrânio Peixoto, Austregésilo de Athayde e Antônio Morais Silva, além da Revista Brasileira e outras publicações tais como os Anais da ABL e os Discursos Acadêmicos.
Há disponibilidade de várias obras on line, onde o usuário poderá fazer o download das mesmas.
A primeira Coleção da Academia Brasileira de Letras nasceu em 1931 e por decisão unânime, foi nomeada "Coleção Afrânio Peixoto" para homenagear seu idealizador. É composta por obras que saíram como Biblioteca de Cultura Nacional.
Com o estabelecimento de um novo padrão gráfico em 2001 e o objetivo de editar obras recentes de acadêmicos e autores que possuam conexão com a ABL, surge a "Coleção Austregésilo de Athayde". O livro "A pedra e o rio", de Lauro Escorel, inaugurou a coleção.
Em 2003, é criada a "Coleção Antônio de Morais Silva" que publica estudos sobre a língua portuguesa, filologia, lexicologia e lexicografia.
Araguainanoticias
ARAGUAINANOTÍCIAS
TEL: (63) 3412-1856
CEL: (63) 99516390